Você conhece o efeito potato?
Vou organizar as idéias pra tentar explicar melhor [...]
Creio que todos nós temos um "potato" por perto e ou até somos um deles. Esse indivíduo goza do seu afeto, amizade e confiança. Frequenta seus círculos sociais ou infernaliza alguma das redes sociais que você frequenta. Qualquer pessoa, mesmo com o sorriso mais doce, pode esconder e cultivar o fenômeno Potato dentro de si.
Mas, o que seria isso?
Um 'potato' caracteriza-se, por exemplo, pelo seu excesso de vontade em participar dos assuntos alheios. No popular, esses excessos, é bem conhecido como intromissão. Ou seja, um intrometido.
Agora que fui mais claro te fiz lemnbrar de alguém? Riu baixo quando um nome surgiu rápido em sua mente? Ou ainda riu alto, tentando imaginar o avatar desse nome, vestido talvez, como uma batata?
O termo é exdrúxulo, não nego. Uma piada meio fraca, mas dentro de certo contexto a graça ganha um pouco mais de força. Basicamente é uma piada interna que não havia sido divulgada.
Enfim, de volta à idéia inicial...
A verdade é que na minha mente perturbada, eu criei o conceito do 'potato'com base nas atitudes de uma pessoa próxima. De longe sou o primeiro a sentir-se incomodado com as atitudes dos outros e, posso ficar careca agora mesmo se eu for o último.
Depois que minha irritação, com situações desconfortáveis, passou, comecei a questionar o por quê. Por que nos intrometemos? Por que o ser humano não consegue afastar o nariz de onde não fora chamado?
Há, certamente, aqueles que se intrometem para atender ao chamado de sua própria natureza medíocre, mas ainda assim existem certos conceitos que permeiam essas atitudes.
O Intrometido e o seu "eu lírico"
Uma pessoa é rotulada assim, quando ultrapassa alguns limites. Quase sempre por uma carência cega à noção. Um 'potato', nem sempre é egoísta, as vezes incomoda por se importar demais, pelo excesso de zelo, de vontade de ajudar. Esse 'querer participar' que nem sempre entendemos remonta algo que fora perdido em algum ponto do caminho e é a ânsia, essa procura, que leva ao comportamento.
O 'potato', o intrometido, é um reflexo de nós mesmos. Apenas uma das trilhas que percorremos, ou vamos percorrer, enquanto tentamos nos aceitar e o julgamento é a foice que nos faz sentir melhor.
O conceito que criei, foi baseado em uma pessoa que se importa demais com todos a sua volta, que no meio da trilha que seguia [segue ainda e, sinceramente não espero que mude] falou tudo o que pensava e sentia, errando e acertando ao fazer isso, e esforçou-se ao máximo para cuidar de quem amava mesmo sendo abandonada em algum ponto desse caminho.
O Efeito 'Potato' não vem para ridicularizar as pessoas que pecam pelo excesso, mas para nos lembrar o quanto somos frágeis e que nossos castelos também são de areia. Que todos deixamos ou perdemos algo em algum momento e que estamos buscando para nos tornar seres característicos e, que dentro de um emaranhado de situações vem para esculpir nossas personalidades com qualidades e defeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário